quinta-feira, 31 de março de 2011

Março chega ao fim

Pois é, o mês de março acabou com seus 31 dias de intensa movimentação. Começou com carnaval e terminou com a morte do ex presidente José Alencar, entremeando com a minha mudança, a vitória de Maria do BBB e demais acontecimentos relatados e não relatados aqui.

Interessante, essa vitória da Maria (nunca me imaginei falando e comentando sobre esse programa aqui ou em qualquer lugar, mas sempre tem uma primeira vez).
Então, toquei no assunto por me surpreender com o comentário da Anamariabraga na segunda feira de manhã. Ela festejava a vitória da garota e parecia indignada e até se sentia "iludida" com a pretensa atitude falsa do Daniel, forte concorrente e finalista também. E eu daqui me surpreendi com a indignação de AMB que o acusava de ser falso e até citou a famosa frase que diz que uma pessoa pode enganar alguém por algum tempo, mas não pode enganar muitas pessoas por tanto tempo, ou coisa parecida. Daí pensei: Porque tanta indignação com o rapaz? Só com ele? Assim como os outros, e usando a expressão corrente entre eles, “estava jogando”, e isso quer dizer também na gíria de quem joga; blefando. Daí não cabe a meu ver tanta indignação, ora! Faz parte do jogo, jogar, fazer “tipo”. O pobre e até ingênuo(?!) rapaz me pareceu um tanto “fora da casinha” e muitas vezes, parecia nem entender direito o jogo (nem eu entendi nada até agora e nem pretendo). Eu porém torcia por ele. Acho que faria bom uso do dinheiro.
O que me pareceu na verdade é que ele já estava por demais saturado de tanta babaquice e tanto lero “sem noção” vinte e quatro horas por dia. Afinal não deve ser fácil ficar num aquário, onde é retirado o relógio ou qualquer calendário além de qualquer contacto com o mundo externo, sendo observado e tendo que agüentar pessoas alienadas e alienantes, com assuntos repetitivos, absurdamente inconsistentes durante dois meses inteiros, dia e noite. Ser acordado no meio do sono por sirenes e barulhos estranhos e agudos, como uma louca que batia tampas de panelas o tempo todo. Convivendo com a “criatividade” em chamar a atenção sobre si a todo preço de pessoas que não medem esforços para ganhar o tão almejado prêmio. Será que vale a pena? Ficam tão alheios à realidade pelo isolamento que até dá pena. O Bial  até deu algumas notícias, como a catástrofe do Japão para responderem verdadeiro ou falso, e eles todos consideraram a notícia falsa (é claro, e repetindo; estavam isolados e perderam por um tempo o trem da vida).

Daí foi que cai na real e tive idéia do que faz um isolamento desses. Realmente isso não deve fazer bem a saúde. 
Quanto a Maria, só posso lamentar tanto dinheiro para quem já tem (a mesada dela, que tem pais estrangeiros, é de 15 mil) Só aumentou em alguns zeros a conta bancária da família, usando para isso o que o povo mais gosta: a oferta da carne bonita e jovem de uma mulher precocemente experiente que sabe jogar com a doce ingenuidade da menina tão atraente para a macharia de plantão. Daí dar o voto para ela, foi um pulo. Lamentável!!!!

sexta-feira, 25 de março de 2011

De volta ao lar

Gente, vocês não fazem idéia como andam as estradas do Paraná por conta das chuvas deslizamentos, queda de ponte e da morosidade dos trabalhos de recuperação.
Saimos de Tupã antes das cinco da manhã sob um céu nublado e chuvoso em alguns pedaços do caminho e as 15 horas mais ou menos paramos literalmente, com motor desligado e porta aberta para refrescar os corpos e as idéias, num ponto da estrada conhecido como Serra da Santa e de lá só conseguimos nos mover sentido Florianópolis depois das 20 horas, é mole?
Para passar o tempo coloquei minha veia jornalística para funcionar, tirei minha máquina da bolsa e comecei a documentar.  Gente, foi incrível!
Logo depois que paramos começou a aparecer vendedor de tudo, até de BINÓCULOS! Fiquei impressionada com aquilo; quem compra binóculos parado no meio da estrada? Logo imaginei que só pode ser aquele tipo de pessoa que compra na areia da praia, lustre, abajur e toalha de mesa, entre outros apetrechos bizarros para o local.  Cada vez mais encantada com a muvuca que se formou ao meu redor, com pessoas saindo dos carros e formando grupinhos de conversação, trocando idéias e biscoitinhos; ah, e por falar em biscoitinhos, apareceu uma garota de avental e carrinho de mercado vendendo ao longo da rodovia mil variedades de biscoitos e batatinhas em saquinhos coloridos, enquanto mais duas senhoras vendiam copinhos de café quente de uma garrafa termica tamanho picnic. Um senhor com um enorme cesto vendia alguma coisa de comer que não identifiquei, talvez pastel, cochinha, não faço idéia. Era um ir e vir constante. Mas o que mais me afligiu foi ver, e morri de inveja com certeza, os homens que simplesmente iam ao "matinho" sempre que tinham vontade...haiiiiiiii... enquanto eu ja ia trançando as pernas cada vez mais "necessitada". Quando finalmente os carros foram se deslocando e saimos de lá,  muito depois das oito da noite (!) corremos felizes e triunfantes até o primeiro posto de gazolina, uns três kilometros adiante, e pudemos usar um banheiro... affff. Parecia que não chegava nunca...
Só para encurtar a história, quando abri a porta da MINHA CASA ja passava das duas da manhã do dia 23, dia de aniversário da cidade que  festejava 285 anos.
Desenrolei o colchão que levei no carro e desmaiei até clarear o dia. Para alegria geral um maravilhoso sol reinou aquecendo aquele lindo dia de outono. Antes do meio dia chegou o caminhão com a mudança que havia saido de Tupã as 4hs da mesma manhã que nós (apenas uma hora antes) e que por curiosidade ainda nos encontramos num posto de gazolina qualquer do caminho onde paramos para um café. Se tivéssemos combinado um encontro não daria tão certo.
Hoje, estou exausta de tanto abrir caixas de papelão e guardar coisas, e olha que a cada mudança eu reduzo um pouco mais a quantidade de pertences e separo o que realmete quero levar. Mas tenho um lado artesã que acumula muito bagulho e bugingangas... fazer o que? Ninguém é perfeito, ora!!!
Hahahahahahah....

quinta-feira, 17 de março de 2011

Novas de Tupã

Há poucos dias de me mudar de volta para Florianópolis, continuo meu passeio por Tupã e mesmo após um ano ainda me deparo com curiosidades interessantes como estas que fotografei hoje quando fomos almoçar.



Eu imagino porque os arquitetos tiveram que fechar a firma...

Você conhece alguém com sobrenome tão interessante e exótico como o dessa psicóloga?
Espero que ela não "cobre os olhos da cara" dos clientes.
Essa foi infame, eu concordo, porém não resisti... hahahah

quarta-feira, 16 de março de 2011

Entre tremores


             Estou passada com a situação do Japão, sim eu imagino que todos estão. E estou tão chocada que passou pela minha cabeça a catastrófica conclusão de que é melhor nem sobreviver a uma coisa dessas. Impressionante!!!

           No Espiritismo estudamos estes acontecimentos como “provas coletivas ou individuais, expiações e causa e efeito”.

          Ninguém passa pelo que não precisa passar na trajetória da evolução se aquela experiência não tiver a finalidade de agregar ensinamentos, e ai vão muitas causas, que na maioria das vezes advém de vidas anteriores, porém muitas vezes vamos em busca de sofrimento com os nossos próprios pés nesta mesma encarnação. O que ocorre com muita frequência. 
         Ontem mesmo estava vendo pela televisão algumas cenas de sofrimento e a intensa preocupação de parentes aqui no Brasil querendo saber notícias de pessoas queridas. Parentes e amigos, passando todo tipo de sofrimento, no meio do que sobrou e ainda correndo o sério risco de contaminação por radioatividade, passando fome, sede e frio, já que também está nevando para piorar mais ainda o quadro. Uma quantidade imensa de brasileiros, filhos de japoneses que voltam para suas origens em busca de melhores condições de vida.
Mas o que me chamou a atenção mesmo foi ver os parentes aflitos, aqui no Brasil, que perguntavam pela Internet a uma jovem senhora, filha deles se não me engano, se não era melhor voltar, e ela respondeu taxativamente que não, que lá era melhor (?) para se trabalhar e criar filhos!!!! Será? Será que vale mesmo esse risco?
        Isso me fez pensar o resto do dia; Será que a ambição muitas vezes não nos tolhe a visão a ponto de vermos somente o lucro e a ascensão material? Até que ponto vale o risco, repito? 
       Daí volto para a Filosofia Espírita que nos mostra, que nem sempre fazemos boas e certas escolhas para nós mesmos, por melhores que pareçam as alegações e desculpas.
       Se esta pessoa sobreviver e for contaminada pela radiação, mesmo depois de passar todo o tipo de provação, ela não foi em busca dessa situação? E os seus filhos, não são vidas sob sua responsabilidade? Ela que nasceu no Brasil, num continente tão abençoado que não possui em suas profundezas geológicas placas tectônicas móveis, nem terremotos e tsunamis, numa terra farta de alimentos e de espaço, não teve a oportunidade de nascer e viver num pais onde se pode viver em liberdade física e mental?
Pois sabemos através de notícias e informações várias que aquela estrutura de terceiro pais mais adiantado do mundo carrega um índice enorme de jovens suicidas.
Percebemos nas imagens e entrevistas que as pessoas de um modo geral sofrem uma pressão tão intensa de valores culturais que eles não se sentem no direito de sofrer, chorar ou reclamar nem numa hora dessas. 
É de chorar, perceber a alma escrava dentro do peito, acorrentada a costumes milenares e duros por demais, que não lhes permite sofrer, escancarar a dor para o mundo que os assiste estarrecido.
       Não sei, não sou ninguém para recriminar quem quer que seja e muito menos tripudiar em cima da dor de pessoas que já têm sofrimento demais para encarar. E não é isso que estou fazendo aqui, só estou botando a minha cachola para trabalhar, pensar e avaliar superficialmente uma situação no mínimo intrigante; Porque aquele pais sofre tanto e ninguém sai de lá?
Aqui deixo a minha total solidariedade e meus sentimentos sinceros.
Minhas orações de força e coragem e que nunca lhes falte a fé e a esperança.              
                  Coragem

domingo, 13 de março de 2011

Coração Combalido

    Desde o primeiro email que recebemos na vida e nos comoveu até às lágrimas, ja perdemos a conta de quantas e quantas vezes aquela e outras mensagens se repetem a nossa frente num vai e vem infinito.
Mas o mais interessante é que justamente quando estamos "combalidos" lá vem outra vez parar diante dos nossos olhos lindas mensagens "que tem tudo a ver" com o nosso momento, com aqueles dias esquisitos, que gelam nossa alma por algum motivo enquanto lágrimas teimam em cair rosto abaixo como chuvas de verão.
   Hoje abrindo meus arquivos me deparei com este texto que tem tudo a ver para o meu momento,li, me comovi e dai divido com vocês que me lêem, "meu público".
Bom domingo.

                           Depois de algum tempo...


"Depois de algum tempo aprendes a diferença; a sutil diferença,
entre dar a mão e acorrentar uma alma.
E aprendes que amar não significa apoiar-se e que companhia nem sempre significa segurança.
E começas e aprender que beijos não são contratos e presentes não são promessas.
E não importa o quão boa seja uma pessoa, ela vai magoar-te de vez em quando e precisas perdoá-la por isso.
Aprendes que falar pode aliviar dores emocionais. Descobres que se leva anos para se construir confiança e apenas segundos para destruí-la, e que podes fazer coisas num instante, das quais te arrependerás pelo resto da vida.
Aprendes que verdadeiras amizades continuam a crescer mesmo a longas distâncias. E o que importa não é o que tu tens na vida, mas QUEM tens na vida.
Descobres que as pessoas com quem mais te importas na vida, são tiradas de ti muito depressa; por isso, sempre devemos deixar as pessoas que amamos com palavras amorosas; pode ser a última vez que as vemos.
Aprendes que paciência requer muita prática.
Aprendes que quando estás com raiva tens o direito de estar com raiva, mais isso não dá o direito de seres cruel.
Aprendes que nem sempre é suficiente seres perdoado por alguém. Algumas vezes, tens que aprender a perdoar-te a ti mesmo.
Aprendes que com a mesma severidade com que julgas, tu serás em algum momento condenado.
Aprendes que não importa em quantos pedaços teu coração foi partido, o mundo não pára para que o consertes.
Aprendes que o tempo, não é algo que possa voltar para trás. Portanto planta teu jardim e decora a tua alma, ao invés de esperar que alguém lhe traga flores.
Percebe que realmente podes suportar... Que realmente és forte,
E que podes ir muito mais longe depois de pensar que não se pode mais.

E que realmente a vida tem valor, e que tu tens valor diante da vida!(...)
E Só nos faz perder o bem que poderíamos conquistar, o medo de tentar!" 
Verônica A.Shoffstall (After a While)



quarta-feira, 9 de março de 2011

Veneno na Televisão

Como não tenho saído muito até porque a cidade não oferece nada para se fazer, ver, assistir ou olhar, acabo vendo mais do que via a televisão. Com isso estou ficando meia boba, para não dizer inteira. No momento assisto as novelas Araguaia e Insensato Coração, daí que a minha veia crítica fica cada vez mais exacerbada e muito, mas muito venenosa mesmo. Pena que não cai bem escrever tudo o que não gosto aqui, até porque gosto é gosto, quando não combina com o da gente, só nos resta lamentar interiormente ou publicamente, com discrição é claro, como eu faço aqui de vez em quando.

 Eu que nunca assisti BBB nenhum agora fico vendo por conta do prazer que tem de ver o Adalberto . Dai é que me enveneno mais ainda, com a insanidade do zoo, mas são coisas de relacionamento, o BBB um dia acaba...
Por que não vou ler um livro? Boa pergunta!!!
 Mas estou lendo sim, só que em outro horário,
no momento leio Comer, Rezar e Amar (legal).

Mas a minha crítica vai hoje para o Gilberto Braga com a novela Insensato Coração por conta do tratamento da Natalie Lamour (Debora Secco) com o seu "personal tudo". Ela o chama o tempo todo de BICHA ou BI.
Sinceramente eu acho esse tratamento muito deselegante. Não passeio no meio deles (talvez esse tratamento seja até aceito como normal), mas não acho um tratamento politicamente correto. Acho agressivo e grosseiro e não acredito que pessoas com esse perfil gostem de ser tratados assim, sem falar que ela grita o tempo todo com ele e repete incansavelmente a "singela" frase de desprezo:
"Volta pro mar, oferenda!" numa tentativa que o "bordão" pegue.
Duvido! 

Vai ai a minha indignação... Aff

domingo, 6 de março de 2011

A Nudez de Eva

                                              A nudez de EVA



O título é um pleonasmo eu sei, Eva que se preze anda sem roupa, como se sabe. Mas resolvi homenagear as mulheres começando por Eva e o carnaval, sem me esquecer da Concepção de Maria dia 25, de acordo com a Igreja Católica. Apenas como curiosidade contem nove meses e Jesus nasce todos os anos no dia de Natal!? É não?

Pois bem, este ano excepcionalmente, o mes de Março está bombando com o carnaval na porta com o dia internacional da Mulher, aniversário da Hebe Camargo, quaresma ...etc...etc...
Este mês de Março está mesmo interessante. É mês da mulher, é o mês em que presumivelmente Maria foi fecundada para gerar ninguém menos que Jesus, o homem simples do povo, que mudou o calendário até para os que não acreditam nEle e dia 20 entraremos no outono, mes de deixar cair as folhas velhas e se guardar para a renovação.
Mas brincadeiras à parte, neste carnaval pelo menos, deveríamos meditar um pouco e pensar no próprio simbolismo da festa e aproveitar para nos vestirmos com a fantasia, ou seria melhor dizer, nos despirmos (simbolicamente falando) de ADÃO e EVA.

Deveríamos nos despir de nossas frescuras, nosso orgulho, egoísmo, prepotência, arrogância, pretensão e da presunção de que somos alguma coisa na vida,  ignorando solenemente este universo que nos envolve. Despojar-nos de todos aqueles adereços menos interessantes que carregamos, embalados na alienação de tudo que está fora daquele contexto anestesiante na passarela da vida fútil e sem sentido (pelo menos é o que se vê por ai), pois quando menos nos apercebermos estaremos adentrando a praça da apoteose esfarrapados e muitas vezes decadentes espiritualmente, constatando ainda antes do ultimo toque de tamborim que a nossa nota foi zero, no quesito comportamento diante da vida. Perdemos a viagem!!!!!

Mas sempre é tempo de um Grand Finale se acordarmos para a realidade de que não viemos a terra a passeio e começarmos agora a mudança geral e profunda; a nossa reciclagem de valores. Procurarmos analisar as verdadeiras condições da nossa fantasia, da nossa indumentária, aquela que nos impede de sermos revelados na nossa intimidade ao público, o nosso verdadeiro eu, a nossa máscara, muitas vezes necessária sim, concordo que assim seja para um bom viver, para evitar atritos desnecessários, até porque faz parte da vida nos preservarmos, ocultando nossas formas verdadeiras. Mas não precisamos ser falsos por conta disso, nem infiéis, nem egoístas ou arrogantes. Apenas sejamos verdadeiros e benevolentes, amigos sinceros, fieis companheiros. Só isso ja está de bom tamanho, uma leve "vestimenta" simples e discreta.
Porem é preciso que a modificação interior profunda e verdadeira também se faça.
Basta uma pequena costura aqui, outro ponto ali, assim assado, na nossa fantasia desgastada e as lantejoulas (leia-se doação sincera), cobrirão dobras complicadas e remendos maiores formando um novo desenho bordado, mas num resultado muito mais primoroso, quase uma roupa nova, uma nova pessoa integra e melhor, pois de qualquer maneira sempre é tempo de se melhorar como criatura, como partícipe desde universo desconhecido do qual fazemos parte desde sempre, com ou sem fantasias mas com um mínimo de adereços...
                                                                     Bom Carnaval


quarta-feira, 2 de março de 2011

Palmas para ela

Olha só se não é para me vestir de coruja mesmo fora do carnaval?
 Explico:
Minha primeira filha, a Ligia, acaba de ganhar um concurso internacional
MURAL TEMPLUS  de BELO HORIZONTE,
 onde ficará por um  mês exposto o seu trabalho numa das principais avenidas da cidade.
O trabalho será apresentado nas medidas de 32X39 metros (!!!) para deleite dos passantes.
Não é o máximo?
Parabéns filha querida, te amo muito e me orgulho de ti desde que te vi pela primeira vez, me olhando com os olhos intrigados, com certeza se perguntando:
-Quem é esta que Deus me arrumou para me fazer um corpo? Será que ela entende do assunto?
Pois é... parece que para uma primeira experiência está valendo tudo até agora...hahahaha